![Plano de Negócios](https://buymebusiness.pt/wp-content/uploads/2023/07/Artigos-BLOG-Business-5-1280x854.jpg)
![Plano de Negócios](https://buymebusiness.pt/wp-content/uploads/2023/07/Artigos-BLOG-Business-5-1280x854.jpg)
Plano de Negócios
O 1º passo é o mais importante
O Plano de Negócios é o primeiro passo a tomar no processo de criação de uma empresa, sendo igualmente um instrumento que pode ser criado para apoiar a tomada de decisões estratégicas que podem incluir, entre outros, mudanças estruturais na gestão da empresa, contratação de Recursos Humanos, implementação de novas tecnologias, incremento de novos serviços/produtos oferecidos e realização de investimentos. Desta forma, tanto podem recorrer a este instrumento, projetos ainda em estruturação, start-ups ou mesmo empresas com alguns anos de atividade, que pretendem testar a viabilidade económica de algum dos pontos mencionados acima.
Este instrumento deve ser conciso e objetivo de forma a conseguir definir e estruturar um modelo de negócio sustentado, levando a que se reflita sobre pormenores fulcrais, que até à data podiam não ter sido corretamente ponderados, nomeadamente em termos de custos, valores de investimento, entre outros.
Podendo ser adequado à realidade de cada empresa e incluir pontos diferenciados, existe, no entanto, uma estrutura base que é importante incluir em cada Plano de Negócios, que inclui os seguintes tópicos:
Resumo
Trata-se de uma pequena apresentação do projeto, ou no caso do Plano de Negócios serve para sustentar uma tomada de decisão, funciona como um resumo do que se pretende fazer e o modo de implementar as ações definidas.
Apresentação da empresa e dos criadores
Neste ponto vai ser apresentada a empresa em si, nomeadamente em termos de dados legais referentes à mesma, assim como o perfil dos criadores do projeto/empreendedores.
Objetivos estratégicos
No âmbito da definição de estratégia vão ser definidos objetivos estratégicos tanto de curto como de médio/longo prazo, que vão funcionar como linhas orientadoras para a implementação da estratégia da empresa e cumprimento da mesma nos anos seguintes.
Calendarização
Relativamente à calendarização, pretende-se estabelecer metas temporais sobre os timings relativos ao projeto a desenvolver ou sobre as alterações que se pretende implementar, de forma a se conseguir mais facilmente estruturar os passos a desenvolver.
Recursos Humanos
Nesta parte é importante dar a conhecer o quadro de pessoal que se pretende ter na empresa após a implementação do projeto ou da implementação das alterações, assim como as suas funções e qualificações.
Investimento
Para a análise do investimento necessário e antes de avançar para o estudo financeiro em si, é importante conseguir quantificar o investimento nas diversas rúbricas que o constitui, descrevendo pormenorizadamente cada uma.
Análise do mercado
Na análise do mercado incluímos a análise do público-alvo e da concorrência existente. Este é um dos pontos mais importantes do Plano de Negócios pois vai permitir perceber se existe “espaço” para que ocorra implementação do projeto no mercado existente, se o mercado está “saturado” ou não, se traz alguma inovação que possa permitir o seu crescimento sustentado. Caso não se trate de projetos, a análise vai igualmente no mesmo sentido, percebendo se o novo produto/serviço se enquadra de forma favorável no mercado.
Análise SWOT
Esta é uma das análises mais utilizadas no âmbito da análise estratégica, pois ao definir as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de determinada empresa/projeto é possível percecionar melhor quais são os pontos que devem ser melhorados e quais podem ser utilizados de forma a beneficiar a empresa.
Análise da Viabilidade Económica e Financeira do Investimento
Dentro da viabilidade económica/financeira destacam-se os seguintes tópicos de análise:
Volume de Negócios, Custos das Matérias-Primas
Este é um dos pontos fulcrais a ter em conta, no qual é necessário definir os preços que são praticados (ou que vão ser praticados no futuro), estimando igualmente a quantidade de unidades vendidas. De igual forma, caso se trate de um projeto que implique aquisição de inventários, estes têm igualmente de ser contabilizados.
Recursos Humanos
Apesar de já terem sido mencionados os Recursos Humanos anteriormente, nesta parte do Plano de Negócios, vão ser mostrados e contabilizados os gastos totais com o quadro de pessoal, seja através da remuneração bruta, assim como dos subsídios de Natal/Férias e descontos realizados, sendo possível chegar ao valor total de gastos estimados com os Recursos Humanos.
Gastos da Atividade
Nesta rúbrica incluem-se os gastos relativos a rendas, eletricidade, água, consumíveis, entre outros que possam ser necessários ao normal funcionamento da empresa.
Plano de Financiamento
Caso seja necessário recorrer a financiamento, nomeadamente de entidades bancárias ou fundos comunitários, é aqui que vai ser demonstrado em pormenor todo o plano referente ao empréstimo recebido, desde a informação das taxas de juro suportadas aos reembolsos, anos de carência e impostos a pagar.
Indicadores
Com todos os dados anteriormente especificados, conseguimos chegar a indicadores económicos, financeiros, de liquidez e risco do negócio. Estes vão auxiliar a análise financeira de determinado projeto/empresa, recorrendo a indicadores como a autonomia financeira, solvabilidade, rendibilidade do ativo e grau de alavancagem.
Avaliação, Demonstração de Resultados e Balanço
Por fim, é apresentada a avaliação relativa ao investimento realizado, com os seguintes indicadores previsionais: VAL, TIR e PR, assim como a Demonstração de Resultados que contém dados fulcrais para a análise do projeto, nomeadamente em termos de EBITDA e Resultado Líquido, complementado pelo Balanço com dados estimados relativamente ao Ativo, Passivo e Capital Próprio.
Na BUYME Business realizamos o Plano de Negócios adaptado às necessidades e objetivos do seu projeto/empresa, trabalhando de perto consigo em todas as fases da realização do mesmo.
Deixe uma resposta