O primeiro passo a executar quando surge uma ideia de negócio, é analisar o modelo de negócio em pormenor e perceber se o mesmo tem potencial. Assim, torna-se fulcral a criação de um Plano de Negócios para ajudar a concretizar a ideia em si, sendo importante perceber quais são os recursos humanos necessários, o valor a investir, o potencial que tem no mercado em que se encontra e os seus concorrentes, entre outros.
Se por um lado é um requisito base para contrair empréstimos ou para apresentar a ideia a um potencial investidor, é igualmente uma boa prática para todas as startups, de modo a conseguirem estruturar a sua potencial entrada no mercado, ou mesmo em empresas que pretendem realizar uma reestruturação.
Neste documento é feito tanto um estudo qualitativo como quantitativo, analisando as estratégias a implementar conforme os objetivos que se pretende atingir e recorrendo a previsões financeiras criadas com base nos mesmos.
Assim, um plano de negócios deve responder a algumas questões fundamentais:
Quais são os objetivos a alcançar?
Quais são as previsões de vendas?
Que estratégias vão ser usadas para atingir os objetivos propostos?
Como vão ser implementadas?
Quais serão os custos que a empresa vai ter?
Caso tenha por base a necessidade de obter um financiamento, há sempre uma parte dedicada ao mesmo que inclui uma descrição técnica do investimento, um plano de pagamento da dívida, entre outros.
A BUYME Business trabalha de perto com as empresas em todos os passos da elaboração do Plano de Negócios, oferecendo um serviço personalizado e próximo do cliente.
A criação do Plano de Negócios está disponível como serviço individualizado e como parte de serviços de apoio ao financiamento, que inclui a submissão do pedido nas entidades e o acompanhamento durante todo o processo.