O que é a taxa EURIBOR?
Para além das empresas e das pessoas individuais, os próprios bancos também precisam de financiamento e tem de existir a taxa de juro também para esses empréstimos, que são feitos entre si, os chamados créditos interbancários. Essa taxa diz respeito à Euribor.
Para além das empresas e das pessoas individuais, os próprios bancos também precisam de financiamento e tem de existir a taxa de juro também para esses empréstimos, que são feitos entre si, os chamados créditos interbancários. Essa taxa diz respeito à Euribor.
A Euribor surgiu a 1 de janeiro de 1999, juntamente com o Euro, e desde aí que é utilizada como modelo em diversos produtos financeiros como créditos pessoais ou depósitos bancários, sendo maioritariamente associada aos créditos habitação.
O seu nome, Euribor, é uma abreviatura para Euro Interbank Offered Rate. É uma taxa de referência que assenta na média dos juros utilizados por um conjunto de bancos específicos europeus nos empréstimos que fazem entre si, num determinado prazo. Explicado de uma forma mais simples, é a taxa de juro paga pelos bancos na zona euro por emprestar dinheiro.
Geralmente, referimo-nos à Euribor como “uma” taxa, no entanto esta representa um conjunto de taxas, mais precisamente cinco taxas com prazos diferentes: Euribor a uma semana, um mês, três, seis e 12 meses. Já o valor é definido diariamente pela Federação Europeia de Bancos.
Uma vez que a Euribor surge maioritariamente associada à concessão de créditos à habitação, é importante que saiba que, se possui um crédito à habitação com taxa variável, irá sentir certamente o impacto da Euribor nas prestações que paga mensalmente. Se a Euribor subir, a prestação da casa aumenta.
A soma da Euribor (a 3, 6 ou 12 meses) e do spread (margem de lucro do banco) dá origem à taxa de juro que lhe é cobrada pelo banco.
O valor do spread normalmente mantém-se estável ao longo do contrato, caso não exista uma renegociação, ao contrário do valor da Euribor que é revisto no prazo que ficou definido no contrato.
Quando o contrato acaba , depois de 3, 6 ou 12 meses, o valor da Euribor é redefinido para a prestação que irá entrar em vigor nos meses subsequentes. Esse valor é determinado a partir da média aritmética simples das taxas que vigoraram diariamente no mês anterior.
No caso de ser um contrato de um empréstimo com taxa fixa, a prestação mensal não se altera durante todo o período do contrato. No entanto, se surgir uma circunstância na qual a Euribor se situe abaixo de zero, irá compensar contratar com taxa variável, dado que a mensalidade será mais baixa.
Assim sendo, tenha em conta este cenário quando for negociar o seu crédito, para evitar riscos e alterações no seu orçamento.
Deixe uma resposta